O ecocardiograma fetal é parte imprescindível de um acompanhamento pré-natal completo para gestantes de alto risco e com história familiar de doenças congênitas.
E isso você entende melhor ao desvendar o exame e descobrir para que serve o ecocardiograma.
O método diagnóstico é capaz de identificar uma série de cardiopatias congênitas antes mesmo do nascimento do bebê.
Para que possamos compreender melhor a importância de um exame de ecocardiograma fetal, segundo estimativa do Ministério da Saúde, a cada ano, nascem 30 mil crianças cardiopatas no Brasil.
O órgão também aponta que esse tipo de patologia representa a terceira principal causa de mortes em bebês durante o primeiro mês de vida, sendo responsáveis por 10% dos óbitos entre crianças.
Detalhes: Escutar o coração do bebê é uma das sensações mais lembradas pelas mamães e papais quando falam da gravidez! Mas o cuidado ao coração do feto envolve detalhes bem mais profundos. É com o Eco Fetal que se faz um olhar especial a esse órgão tão importante, permitindo excluir doenças cardíacas congênitas ou planejar tratamentos no pós parto imediato, que são fundamentais e que salvam a vida do neném.
Tem importância marcante quando encontra-se alteração no exame de US morfológico do primeiro trimestre, especialmente as alterações referentes à medida da translucência nucal, que aumentam as chances de cardiopatia congênita.
Em gestantes adolescentes ou com mais de 35 anos, naquelas em uso de medicamentos durante a gravidez, nas que tem diabetes, doença cardíaca congênita ou abortos em gestações anteriores, este exame sempre deve ser feito, por risco maior de cardiopatias congênitas no feto.
Embora no SUS o exame seja realizado somente em casos de maior risco, é recomendado fazer de rotina entre 18 e 28 semanas de gestação, podendo ser antecipado para 14 semanas em casos de maior risco de doenças cardíacas. O melhor período para um bom exame é entre 24 e 28 semanas.
Em casos de dúvida, que pode ser por posição do bebê na barriga, outro exame se faz necessário para uma melhor visualização.